
Até maio de 2010, a Região Metropolitana de Belém receberá o novo anel viário das avenidas Júlio César e Pedro Álvares Cabral, com um trevo de quatro pétalas, a avenida Independência e a rodovia Arthur Bernardes. Esse conjunto viabilizará parte importante do Sistema de Transporte Público Integrado, com Bilhete Único para baratear a tarifa, terminais de integração e mudanças estruturais no sistema viário da cidade, obras aguardadas há mais de duas décadas, previstas no Plano Diretor Urbano da capital e nunca executadas. A governadora Ana Júlia Carepa fez, nesta quarta-feira (17), a apresentação técnica do projeto e visitou o canteiro de obras do anel viário, uma das três obras que serão concluídas na primeira fase do programa "Ação Metrópole", cujo investimento inicial deve alcançar R$ 319 milhões, financiados pelo Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.
A governadora disse aos integrantes da Comissão de Fiscalização das três obras do programa, empossados na ocasião, e às autoridades presentes que o agravamento do problema do transporte urbano na capital já estava previsto nos vários diagnósticos feitos em mais de 20 anos de estudos que fundamentaram o Plano Diretor de Transportes Urbanos. "Hoje, com a capacidade das vias esgotadas, com os congestionamentos constantes, o trabalhador passa entre 4 e 5 horas dentro dos coletivos para ir e voltar do trabalho. As obras do Ação Metrópole devem mudar essa situação", garantiu.
O anel viário da Júlio César com a Pedro Álvares Cabral, que inclui um elevado de sete metros de
altura e rotatória para eliminar o semáforo de quatro tempos do cruzamento, já começou a ser feito, como a própria governadora conferiu nas fundações trabalhadas dentro da área pertecente à Aeronáutica e à Infraero, na confluência das duas vias. A obra deve custar R$ 22,6 milhões.
Ana Júlia destacou as ações na avenida Independência, sobretudo, pontuando os benefícios referentes ao Parque Ambiental de Belém, tangenciado pela obra. Hoje, a área tem 35 hectares, mas deve chegar a 41 hectares depois da via concluída. A governadora fez questão de frisar que o projeto original cortava a área pelo meio, provocando um impacto muito maior. Mas, depois de estudos e recomendações, a avenida contorna a área, tendo uma supressão de 3,6 hectares, porém com uma recomposição de vegetação superior a 6,7 hectares. "É o dobro do que vai ser suprimido. E o parque ainda vai ganhar equipamentos e pórticos de entrada para ser usado, de verdade, por toda a população", ressalta ela.
Sobre a Arthur Bernardes, Ana Júlia destacou que a via será toda recuperada, com a preocupação de fazer as calçadas e ciclovias, transformando-se no Corredor Norte, no qual o Governo investe R$ 130 milhões, com financiamento do Banco do Brasil. A governadora informou ainda que o Corredor Sul, que abrange a duplicação da rodovia Perimetral e o túnel de ligação com a avenida Doutor Freitas, também está incluído no Ação Metrópole.
Para iniciar a captação de recursos para a segunda etapa do projeto, a governadora informou que será finalizada, em julho, a atualização dos estudos de viabilidade técnica. Então, será possivel conseguir junto à Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) os 340 milhões de dólares para tornar realidade a segunda fase, que deve alterar vias vitais da região metropolitana, como a Almirante Barroso, a BR-316 e o Entroncamento.
Parceiria com a sociedade - "O Ação Metrópole é o resultado de trabalho de muitos anos e uma parceria de muitos entes, como a Aeronáutica, a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), o Ministério da Defesa, o presidente Lula, os prefeitos da região metropolitana e principalmente com a sociedade. Prova disto é a participação dos membros da Cofis no trabalho de acompanhar as obras do programa", destacou Ana Júlia Carepa.
A governadora se referiu às Comissões de Fiscalização como essenciais para o andamento das obras e deu posse aos 80 integrantes que supervisionarão os trabalhos do Anel Viário, da avenida Independência e da rodovia Arthur Bernardes. Ana Júlia destacou que a participação da sociedade civil organizada é uma marca de sua gestão. "Até porque o principal interessado e beneficiado com as obras é a população. São vocês (o povo) as verdadeiras autoridades", comentou.
O representante da Cofis Independência, Juarez Favacho, agradeceu à governadora pela oportunidade de fiscalizar as obras e disse que, agora sim, o trabalho esperado há mais de 20 anos vai aparecer. "Quem é morador do Bengui, da Rua do Fio, sabe o sofrimento que a gente passou todos esses anos. A governadora Ana Júlia foi a única que lembrou que naquela área morava gente, foi a única que olhou por nós", elogiou.
O deputado estadual Airton Faleiro, líder do Governo na Assembléia Legislativa, também ressaltou o trabalho do Executivo paraense. "Nós, deputados, cumprimos o nosso papel de autorizar os empréstimos necessários para este projeto. Mas quero afirmar que só autorizamos porque o Executivo encaminhou o projeto de lei para ser votado; também cumpriu o seu papel", pontuou.
O diretor de Governo do Banco do Brasil, Sérgio Ricardo Miranda Nazaré, representando o presidente nacional da instuição, também saudou a parceria e deu o "testemunho" do empenho pessoal de Ana Júlia para conseguir os recursos para o Ação Metrópole. "Em setembro passado, veio a crise, mas a governadora não se intimidou e foi pessoalmente, buscar os recursos necessários, com um financiamento com taxas de juros baixas, adequadas ao Estado. Ontem (16), o Conselho Deliberativo do Banco do Brasil aprovou o empréstimo e temos muita honra de ser um dos parceiros dessa importante iniciativa", disse ele.
PAC-Drenagem - A governadora lembrou também que o Pará está incluído na nova ação do Plano de Aceleração do Crescimento voltada para grandes projetos de drenagem, o PAC Drenagem, viabilizando R$ 126 milhões para as obras da Bacia da Estrada Nova e R$ 110 milhões para ações no município de Marituba. "Com essas obras, vamos mudar definitivamente Belém e transformar a cidade em um lugar com qualidade de vida para quem mora aqui", assinalou.
A governadora disse aos integrantes da Comissão de Fiscalização das três obras do programa, empossados na ocasião, e às autoridades presentes que o agravamento do problema do transporte urbano na capital já estava previsto nos vários diagnósticos feitos em mais de 20 anos de estudos que fundamentaram o Plano Diretor de Transportes Urbanos. "Hoje, com a capacidade das vias esgotadas, com os congestionamentos constantes, o trabalhador passa entre 4 e 5 horas dentro dos coletivos para ir e voltar do trabalho. As obras do Ação Metrópole devem mudar essa situação", garantiu.
O anel viário da Júlio César com a Pedro Álvares Cabral, que inclui um elevado de sete metros de

Ana Júlia destacou as ações na avenida Independência, sobretudo, pontuando os benefícios referentes ao Parque Ambiental de Belém, tangenciado pela obra. Hoje, a área tem 35 hectares, mas deve chegar a 41 hectares depois da via concluída. A governadora fez questão de frisar que o projeto original cortava a área pelo meio, provocando um impacto muito maior. Mas, depois de estudos e recomendações, a avenida contorna a área, tendo uma supressão de 3,6 hectares, porém com uma recomposição de vegetação superior a 6,7 hectares. "É o dobro do que vai ser suprimido. E o parque ainda vai ganhar equipamentos e pórticos de entrada para ser usado, de verdade, por toda a população", ressalta ela.
Sobre a Arthur Bernardes, Ana Júlia destacou que a via será toda recuperada, com a preocupação de fazer as calçadas e ciclovias, transformando-se no Corredor Norte, no qual o Governo investe R$ 130 milhões, com financiamento do Banco do Brasil. A governadora informou ainda que o Corredor Sul, que abrange a duplicação da rodovia Perimetral e o túnel de ligação com a avenida Doutor Freitas, também está incluído no Ação Metrópole.
Para iniciar a captação de recursos para a segunda etapa do projeto, a governadora informou que será finalizada, em julho, a atualização dos estudos de viabilidade técnica. Então, será possivel conseguir junto à Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) os 340 milhões de dólares para tornar realidade a segunda fase, que deve alterar vias vitais da região metropolitana, como a Almirante Barroso, a BR-316 e o Entroncamento.
Parceiria com a sociedade - "O Ação Metrópole é o resultado de trabalho de muitos anos e uma parceria de muitos entes, como a Aeronáutica, a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), o Ministério da Defesa, o presidente Lula, os prefeitos da região metropolitana e principalmente com a sociedade. Prova disto é a participação dos membros da Cofis no trabalho de acompanhar as obras do programa", destacou Ana Júlia Carepa.
A governadora se referiu às Comissões de Fiscalização como essenciais para o andamento das obras e deu posse aos 80 integrantes que supervisionarão os trabalhos do Anel Viário, da avenida Independência e da rodovia Arthur Bernardes. Ana Júlia destacou que a participação da sociedade civil organizada é uma marca de sua gestão. "Até porque o principal interessado e beneficiado com as obras é a população. São vocês (o povo) as verdadeiras autoridades", comentou.
O representante da Cofis Independência, Juarez Favacho, agradeceu à governadora pela oportunidade de fiscalizar as obras e disse que, agora sim, o trabalho esperado há mais de 20 anos vai aparecer. "Quem é morador do Bengui, da Rua do Fio, sabe o sofrimento que a gente passou todos esses anos. A governadora Ana Júlia foi a única que lembrou que naquela área morava gente, foi a única que olhou por nós", elogiou.
O deputado estadual Airton Faleiro, líder do Governo na Assembléia Legislativa, também ressaltou o trabalho do Executivo paraense. "Nós, deputados, cumprimos o nosso papel de autorizar os empréstimos necessários para este projeto. Mas quero afirmar que só autorizamos porque o Executivo encaminhou o projeto de lei para ser votado; também cumpriu o seu papel", pontuou.
O diretor de Governo do Banco do Brasil, Sérgio Ricardo Miranda Nazaré, representando o presidente nacional da instuição, também saudou a parceria e deu o "testemunho" do empenho pessoal de Ana Júlia para conseguir os recursos para o Ação Metrópole. "Em setembro passado, veio a crise, mas a governadora não se intimidou e foi pessoalmente, buscar os recursos necessários, com um financiamento com taxas de juros baixas, adequadas ao Estado. Ontem (16), o Conselho Deliberativo do Banco do Brasil aprovou o empréstimo e temos muita honra de ser um dos parceiros dessa importante iniciativa", disse ele.
PAC-Drenagem - A governadora lembrou também que o Pará está incluído na nova ação do Plano de Aceleração do Crescimento voltada para grandes projetos de drenagem, o PAC Drenagem, viabilizando R$ 126 milhões para as obras da Bacia da Estrada Nova e R$ 110 milhões para ações no município de Marituba. "Com essas obras, vamos mudar definitivamente Belém e transformar a cidade em um lugar com qualidade de vida para quem mora aqui", assinalou.
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